terça-feira, 21 de setembro de 2010

O Cortiço

Título: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo

Este livro trata da história de um português chamado João Romão, dono de uma venda no bairro de Botafogo. Ele economizava muito para poder aumentar a venda. Quem cozinhava para ele era uma escrava chamada Bertoleza. Bertoleza era uma quitandeira crioula de uns trinta anos.
Bertoleza e João Romão acabaram tornando-se amantes, foram morar juntos. Com as economias  da amante, João Romão comprou alguns palmos de terrenos do lado esquerdo da venda e levantou umas casinhas assim começou a construção do cortiço, a partir daí foram construídas mais e mais casas, ali vieram morar lavadeiras  que trabalhavam e não pagavam nada para isso o cortiço cresceu e e tornou-se o maior cortiço do bairro do Botafogo. João Romão transformou a venda em um bazar e ali já vendia de tudo, transformou-se em um atacadista.
Gostei desse livro porque ela fala de pessoas pobres, que com trabalho e esforço conseguiram subir na vida. Também mostra a pobreza não só dos personagens mas de uma vila inteira ou de uma comunidade já que o cortiço crescia como cresce uma favela nos dias de hoje, mostra o trabalho de pessoas para serem reconhecidos por uma sociedade rica  que para eles era melhor do que os amigos que tinham na comunidade.

Nome: Juliano Gonçalves de Lima
Turma: 201

Nenhum comentário:

Postar um comentário