terça-feira, 22 de junho de 2010

O Triste Fim de Policarpo Quaresma


Autor: Lima Barreto

A história conta sobre o Policarpo Quaresma, um brasileiro que gosta de admirar o Brasil (cultura, música, geografia, etc).
Ele até quis aprender a tocar violão, assim ele aprenderia mais sobre a música brasileira.
Todos achavam Quaresma um pouco estranho, pois ele era muito fascinado pelo Brasil. Após muito estudo ele resolveu aprender a língua dos índios brasileiros, ele falava essa língua indígena até no trabalho, Quaresma achava que todos os brasileiros deveriam falar a língua dos índios, por isso enviou um requerimento para a câmara dizendo para trocarem a língua.
Ele foi ridicularizado e foi pro hospício. Depois ele saiu do hospício e mudou-se para um sítio para trabalhar na agricultura.
Quaresma se envolveu num conflito para ajudar o presidente, mais não deu certo.
Indignado com uma atitude do governo Quaresma resolve denunciar o governo, foi preso como traidor e condenado a morte.

NOME: Leonardo
TURMA: 102

domingo, 20 de junho de 2010

Poesia Sempre

Livro: Poesia Sempre
Poesia: Mundo Pequeno
Autor: Manoel de Barros

''Descobriu aos 13 anos que gostava muito de leituras, achava que era uma doença . Comunicou a um padre chamado Esequiel. O Padre falou que não era doença e que era um gosto que ele tinha e o padre foi o primeiro professor de gramática de Manoel.'' (trecho da poesia)

Eu achei bastante interessante porque as pessoas muitas vezes não valorizam a leitura acham uma bobagem ficar lendo demais, mas é muito importante para o futuro e o caso do Manoel de Barros que achou que era uma doença, mas era um gosto que ele tinha pela leitura e graças a um padre que incentivou ele e foi seu professor, o Manoel hoje escreve livros, poesias, poemas, etc.
Os outros poemas também me chamaram a atenção, mas o que eu mais gostei foi esse.

Nome : Suelen
Turma : 105

terça-feira, 15 de junho de 2010

O dinheiro sumiu



O livro conta a história de um envelope de dinheiro que sumiu. Toda família era suspeita do roubo desde o filho caçula até o mais velho, mas todos negavam do fato. Depois de muito investigarem descobriram que todos eram inocentes, sendo o culpado o autor do livro.



Nome:Yuri / 104

Memórias Póstumas de Brás Cubas


Autor: Machado de Assis


O livro fala sobre Brás Cubas. Em seu leito de morte lembra dos fatos ocorridos em sua vida, das aventuras que viveu e de um amor que ele deixou, para poder viver estas aventuras. Brás Cubas era um dentista que deixou sua profissão para embarcar em um navio e realizar um sonho de viajar pelo mundo. Numa dessas viagens pegou uma doença e isto o levou a morte.

Aluna: Patricia Ribeiro

Turma: 104

A Bela Adormecida no Bosque


Autor- Charles Perrault

Eu entendi que o rei e a rainha queriam muito ter filhos, até que um dia finalmente eles conseguiram, então uma velha fada lançou um feitiço que a menina iria furar a mão.
Passaram-se alguns anos e eles foram para uma casa de campo onde tinha uma velha senhora, a menina curiosa para saber oque a senhora estava fazendo quis tentar tambem, então ela furou a mão e caiu desmaiada no chão. O rei a colocou no alto do castelo até que um dia um príncipe viesse para lhe salvar .
Um dia finalmente apareceu o tão esperado príncipe então ele deu um beijo nela e ela acordou, eles se casaram e tiveram dois filhos.
Um dia o príncipe teve que sair para uma guerra então ficou a princesa com seus dois filhos e sua sogra.
A sogra dela, que era meia ogra, pediu para o seu criado matar os dois filhos e prepará-los para o jantar. O homem como tinha um bom coração levou as crianças para sua casa para sua mulher cuidar deles e matou no lugar das crianças dois cabritinhos.
Passado-se uns dias a velha pediu para que o criado matasse a princesa e há preparasse para o jantar, o criado fez a mesma coisa levou a mulher junto aos seus filhos e preparou outro cabritinho para a velha.
Passado-se uns dias a velha estava passeando pelo jardim e ouviu o choro de uma das crianças a velha se sentindo traída mandou que preparassem um poço cheio de sapos e outros bichos para jogar a princesa com seus dois filhos.
Na hora que foram jogar eles no poço chegou o príncipe, a velha com raiva colocou a cabeça dentro do poço e foi devorada pelos insetos, o príncepe ficou um pouco triste porque na verdade era sua mãe, mas logo se consolou com sua mulher e seus filhos.

Aluna: Thaís Jocieli Gonçalves Vargas
Turma:104

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A lei da atração

Título: A lei da atração
Autor: Michael J. Losier
Este livro defende a proposta de que a simplicidade é a melhor meta. A lei da atração, de Michael Losier, é o melhor tratamento de detalhes práticos.
Esse livro não ensina como nos tornar alguém que atrai resultados, ele nos ensina em linguagem simples, como nos tornar um pólo de atração e começarmos a atrair mais as coisas que queremos na vida e menos as que não queremos.
Nome: Renata
Turma: 104


terça-feira, 8 de junho de 2010

Eclipse


Autora: Stephanie Mayer

Tradução: Ryta Vinagre



Bom eu achei o livro eclipse muito bom, recomendo para todos os leitores, pois enquanto a gente está lendo-o, da a impressão de estar dentro dessa história. Neste livro Bella vai ter de escolher entre o amor de Edward e a amizade de Jacob, já que não pode ter ambos.
Leiam este livro, pois é muito legal!

Nome: Roberson
Turma: 101

Marley & Eu

Título: Marley & Eu
Autor: John Grogan
Essa história conta história da família Grogan que teve ao seu lado o cão Marley que esteve junto nos momentos de alegria e tristeza nunca abandonando o amor que sentia pelos seus donos, mas que poderia ser considerado o pior do mundo.
Para quem gosta de livros baseados em histórias reais é ótimo porque tem muito amor entre os personagens.

Nome: Larissa
Turma: 102

Venha ver o pôr-do-sol e outros contos


Eu indicaria esse livro, para aqueles que gostam de contos, esses contos da Lygia Telles são muito interessantes e falam de diversos assuntos.

O
que mais gostei nesses contos, foram os fatos fantásticos e dramáticos. É isso que se lê nos contos de Lygia Fagundes Telles.






By: Vitor Oliveira -1º/105

O escriturário

Conta a história de um homem que tinha um escritório e ele trabalhava com 3 homens em 3 períodos do dia. Um dia ele encontrou um homem e o convidou para trabalhar no escritório, mas esse homem não queria fazer nada e era bastante estranho e passava por alguns transtornos.

Aluno: Petrick Marques Berguemaier
Turma: 102

A morte de Olivier Becaille


Título: A morte de Olivier Becaille
Autor: Emile Zola
Essa história fala de um homem que foi enterrado vivo, pois a família dele achava que ele estava morto. Ele teve um desmaio em Paris por isso a familia achou que ele havia morrido. Ele via que a mulher dele queria ir embora de casa, e ai ele juntou dinheiro e levou-a consigo na viagem até Paris. E foi ai que ele teve um desmaio e ficou de cama sem se mexer, nem falar, não movia um músculo se quer por muito tempo por isso a família achou que ele estava morto e o enterrou. Depois de enterrado ele acordou e desesperado quebrou o caixão para sair. Depois de sair ele procurou pela família.

Aluna: Mayane Pinheiro
Turma: 101

A DROGA DA OBEDIÊNCIA



A Droga da Obediência é o primeiro livro da série de personagens os Karas. Eles são um incrível grupo de adolescentes que proporcionam toda a aventura desse ótimo livro criado por Pedro Bandeira. O grupo, criado como uma brincadeira por Miguel - agora com seu mais novo integrante, Chumbinho - acaba se envolvendo em um perigoso enredo com a droga da obediência, uma droga maléfica que faz com que qualquer um que a experimente seja fiel como um cãozinho. Lute junto com Miguel, o capitão do time; Calú, o grande ator dos Karas; Crânio, o cérebro do grupo; Chumbinho, o mais recente dos Karas (que entrou no grupo forçadamente depois de ter descoberto o esconderijo); todos os incríveis códigos secretos dos Karas; Magrí, uma ginasta e única menina do grupo, contra o misterioso doutor Q.I. e sua poderosa droga. O mundo depende dos Karas. Esse livro, muito legal, eu recomendo para quem não gosta de monotonia e sim de suspense misturado com aventura e também grandes surpresas.

NOME: ANDREZA
TURMA: 101

A terra dos meninos pelados



Título: A terra dos meninos pelados
Autor: Graciliano Ramos

Este livro relata a história de um menino que era rejeitado pela sociedade, por ser diferente, aconselhado para aqueles que gostam de drama.

Leitor: Marco Antonio Vielmo

O Suicida


Autor: Willian Vanconcelos


Este livro conta a história de pessoas pecadoras que quando mortas eram levadas ao inferno, acompanhadas de seus guias.
Eu li e recomendo a todos que quiserem ler e principalmente aos que gostam de terror. Muito bom mesmo.

Leitor: Mauro Silva
Turma: 101

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Rumpelssisse



O livro conta a história de um homem muito mentiroso que o chamavam de "Hans mentiroso"
até que um dia ele mentiu para seus amigos que sua filha tinha o dom de tranformar fios de palhas em fios de ouro.
Eu adorei o livro!
Eu recomendo, quem ler vai gostar muito da história.

Nome:Amanda Maier
Turma:101

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Triste Fim de Policarpo Quaresma


Autor: Lima Barreto
A história conta sobre o Policarpo Quaresma, um brasileiro que gosta muito das coisas do Brasil (cultura, música, geografia, etc).
Ele até quis aprender a tocar violão, assim ele aprenderia mais sobre a música brasileira.
Todos achavam Quaresma um pouco estranho, pois ele é muito fascinado pelo Brasil, até demais. Após muito estudo ele resolveu aprender a língua dos índios brasileiros, ele falava essa língua indígena até no trabalho, todos debochavam dele, frustrado por tanto deboche ele resolveu tirar férias.
Quaresma achava que todos os brasileiros deveriam falar a língua dos índios, por isso enviou um requerimento para a camera dizendo para trocarem a língua.
Ele foi ridicularizado e foi pro hospício. Depois ele saiu do hospício e mudou-se para um sítio para trabalhar na agricultura.
Quaresma se envolve num conflito para ajudar o presidente, mais não deu certo.
Indignado com uma atitude do governo Quaresma resolve denunciar o governo. Quaresma é preso como traidor e condenado a morte.
Um livro muito bom, aprendemos a gostar mais do nosso país.

Nome: Luciane Bertolazzi de Moura
Turma: 101

terça-feira, 1 de junho de 2010

As pedras não morrem


Autora: Miriam Mambrini

Depois de juntar um bom dinheiro, Gabriel, busca um brechó de computadores para adquirir a sua máquina.
A partir do seu antigo computador ele descobre o diário "Máscara" de Irene, uma jovem sensível, que tenta descobrir quem foi e como foi sua avó.
Gabriel, então, sente que ele e Irene tem muitas coisas em comum e assim resolve conhecê-la pessoalmente. A mulher que encantou-lhe através da leitura do seu diário misterioso. A Irene frágil, escondida nos mistérios de uma máscara mortuária da sua avó paterna, encontrada no fundo do baú do escritório do seu pai falecido.
O livro é uma trama cheia de mistérios, e muito interessante.
Um livro envolvente, que prende a atenção do leitor, me senti dentro do livro, tentando decifrar seus mistérios.


Nome: Thiellen Garcia
Turma: 102

Ciranda de Pedra

Ciranda de Pedra

Virgínia, a protagonista, que vive uma complexa situação familiar e tenta ultrapassar as limitações sociais de um mundo masculino e busca uma identidade que defina um ser completo.

Em Ciranda de Pedra vivencia-se a desestruturação de uma família burguesa e a dissolução dos costumes. Laura, mãe de Virgínia, a protagonista, comete adultério contra um marido que não lhe dava nenhuma atenção, abandona um casamento infeliz, mas ao ter a coragem de romper com a ordem estabelecida, acaba tendo de sofrer as conseqüências. Fica sem duas de suas filhas e ainda tem de arcar com o castigo divino, a loucura.

As personagens do livro são apanhadas em situações aparentemente banais, que fazem parte da vida de qualquer pessoa. Há, no entanto, algo que as desintegra e as vai desnudando até que mostrem suas fragilidades, seus medos, suas loucuras.

A autora baseou-se num fato real para escrever Ciranda de pedra.

Eu gostei muito de ler esse livro e indico para as pessoas que gostam de um bom romance.


Nome: Tais Lemes

Turma: 105

Crepúsculo

Autora: Stephenie Meyer

Isabella Swan, muda-se para uma pequena cidade chamada Forks morar com seu pai. Uma cidade nublada, chuvosa e fria, deixando sua mãe em uma grande e quente cidade de Phoenix.
Em sua nova escola conhece Edward Cullen, um menino pálido. Ele encantará Bella, e mostrará a ela um novo universo. Mas Bella não sabe o que virá pela frente, logo sabe que está correndo perigos perto dos Cullen.
Logo aparece, James, um vampiro viciado em caçadas se determina em matá-la, porque sente o cheiro de Bella (sangue). Mas o amor que une Edward e Bella é tão forte que consegue acabar o desafio e James é destruído.
Segue em Lua Nova. (próximo livro e filme)




Nome: Jaíne Manucelo
Turma: 102

Zumbi dos Palmares


Essa é a história real de um negrinho adotado por um padre na época da escravidão. Aos 15 anos ele foge para um quilombo chamado Palmares, lá ele muda seu nome de Francisco para Zumbi (que quer dizer Deus da Guerra). Um tempo depois o chefe (Ganga Zumba) do quilombo morre e zumbi passa a assumir o comando do quilombo, travando várias batalhas contra seus inimigos até a morte.
Nome: Perci Neto
Turma: 101

Antes que o mundo acabe


Título: Antes que o mundo acabe
Autor: Walcir Carrasco

O livro que eu li era Antes que o mundo acabe. É a história de um menino que se chamava Daniel, ele achava que o mundo iria acabar e por isso ele tinha que viver cada minuto antes que o mundo acabasse, seus amigos falavam que era invensão essa história que o mundo iria acabar, mas ele não acreditava nem seus amigos.
E por isso eu vivo a cada minuto antes que o mundo acabe.

Nome: Romário
Turma:101

Contos Brasileiros de Futebol


Titulo: Contos Basileiros de Futebol

Autor: Cyro de Mattos

Bom a história fala sobre os jogadores, os dramas que é o futebol, mostra que o futebol é uma arte de compartilhar com os outros jogadores.

O futebol às vezes pode ser só uma pelada entre moleque, como também pode ser um jogo real no qual os jogadores tem que ganhar. Mas também não é sempre que podemos ganhar, daí temos que nos conformar com a perda.

Tipo assim, num jogo real que precisamos ganhar, nós mostramos raça, às vezes nos irritamos quando não ganhamos e tal, mas melhor mesmo é quando no último segundo ou minuto fizemos um gol e ganhamos a copa do mundo, ou até mesmo só uma taça, uma medalha.

O futebol não é de se jogar sozinho você tem companheiros e isso que é o mais legal de se jogar junto.
Bom tem várias coisas para falar do futebol mas se eu escrever vou cansar...

"RECOMENDAÇÃO SOBRE O LIVRO"

Olha eu gostei muito de ter lido este livro, recomendo para quem adora esportes.

Vc aprende várias coisas novas, como até mesmo respeitar os outros....

É isso valeu

Nome: Renata dos Santos Pereira dos Anjos

Turma:101

Série: 1º EM