sábado, 19 de novembro de 2011

O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo
Gênero: Romance
O livro conta a historia do português João Romão, que com muito esforço, conseguiu juntar dinheiro e construir um cortiço. Ele vivia com Bertoleza, uma negra fugida muito trabalhadora, com a promessa de enviar o dinheiro para a sua alforria. Ele tinha um vizinho chamado Miranda que era rico e poderoso, com título de nobreza que João Romão tanto cobiçava, os dois começam a brigar cada vez mais. João Romão só pensava em enriquecer e ficar poderoso, pensando em si só. Seu cortiço é destruído em um incêndio, e é reconstruído, mas agora aprimorado, o que traz moradores mais ricos, ao invés da pobreza que o frequentava antes. Então ele tenta casar-se com a filha de Miranda, para conseguiu a tão cobiçada nobreza, mas ele tinha um problema, Bertoleza. Para resolve-lô, ele denuncia Bertoleza para seu dono, após isso ela tira sua própria vida para não ser levada pelo seu senhor.
Eu escolhi ler esse livro, pelo motivo maior de me preparar para o Processo Seletivo Seriado.
Tivemos que ler vários livros durante esse ano, isso fez com que a gente pegasse o hábito da leitura, ou pelo menos nos incentivou a isso.

Eric Gindri - 202

====================

O cortiço conta a história de um homen chamado João Ramão que lutou para conseguir comprar um terreno, mas ao longo do tempo a comunidade foi crescendo e ficou conhecida como cotiço. L moravam lavadeiras, operários e trabalhadores. No cortiço aconteceu uma briga entre dois homens por causa de uma bela moça, mas só um dos homens ficou com ela.

Claudia - 202

====================

O livro conta a história do português João Romão, que com muito esforço, conseguiu juntar dinheiro e construir um cortiço. Ele vivia com uma mulher negra muito trabalhadora. Romão só pensava em enriquecer.
Seu cortiço foi destruído em um incêndio, então ele decide casar com a filha de um rico.Após saber Bertoleza tira sua própria vida para não ser levada por João.

Gostei da leitura, o livro é muito interessante.

Briane Noronha - 202
 

Um comentário: