quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Cortiço

O livro conta a história do português João Ramão, que com muito esforço conseguiu comprar um cortiço. Ele tinha uma mulher que se chamava Bertoleza, uma negra que tinha fugido, mas ela era muito trabalhadora.
João Ramão tinha um vizinho que se chamava Miranda que era rico e poderoso, com título de nobreza. Os dois começaram a brigar por causa de dinheiro, pois o João Ramão só queria enriquecer e ficar poderoso.
Um certo dia pegou fogo no Cortiço do João Ramão que teve que reconstruir tudo de novo, só que agora o Cortiço recebia moradores mais ricos, pois antes do incêndio o Cortiço recebia pessoas mais pobres.
Depois disso o João Ramão tenta se casar com a filha do seu vizinho o Miranda, para conseguir o título de nobreza que ele tanto queria, só que ele tinha um problema que era a Bertoleza, mas João Ramão denuncia Bertoleza para seu antigo dono. Como ela não queria voltar para seu antigo dono ela tira a sua própria vida para não voltar.

O que eu acho do livro: O livro é bem interessante por que descreve o comportamento das pessoas e a influência do meio sobre elas, mostrando como funciona a sociedade brasileira.

 
Luther Jadoski Cogo - 204
Aluísio Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário