segunda-feira, 11 de maio de 2015

Macunaíma,o herói sem nenhum caráter

As margens do rio Uraricoera, na floresta Amazônica, nasceu Macunaíma, um índio negro descendente  da tribo dos Tapanhumas, desde cedo o "herói da nossa gente". Desde pequeno era um sujeito muito preguiçoso, isso o tornava diferente dos outros heróis ele era safado, preguiçoso, egoísta também muito inteligente capaz de influenciar todos à sua volta.Macunaíma foi crescendo e tornando-se em um lindo homem. Na necessidade de uma companhia feminina para seus passeios na mata ele ia com a mulher de seu irmão Jinguê, mas no meio do mato ele se tornava um príncipe e com isso a sua cunhada se sentia atraída por ele, nisso ele passava a tarde toda tendo relações com sua cunhada, Macunaíma não estava nem aí para seu irmão,o desrespeitava prova disso,que ele cobiçava a mulher do seu irmão, depois de pouco tempo o irmão de Macunaíma descobriu a traição e cedeu a sua mulher a ele. Mas logo em seguida seu irmão arrumou uma nova mulher e Macunaíma estava mais uma vez se envolvendo com ela e mais uma vez seu irmão aceita novamente. Macunaíma cresce, mas continua com seu caráter Indigno, enganando a todos a sua volta. Um dia na tentativa de caçar uma veada, aprisionou o seu filhote e ela como mãe voltou. Foi nesta oportunidade que Macunaíma a matou, porém quando se aproximou viu que na verdade tratava-se de uma mãe, ele tinha sido enganado pelo Anhangá.
 Assim, Macunaíma junto com seus dois irmãos, Maanape e Jinguê seguiram pela mata indo embora. No caminho encontrou Ci a mãe do mato, os dois tiveram relações e ele se tornou o Imperador do mato virgem. Os dois se amavam e tiveram um filho que logo foi abençoado para trazer muitas riquezas aos pais ,principalmente a Macunaíma. Entretanto o menino adoeceu e morreu: Ci, cansada e desiludida, parte para as estrelas, o que significa a morte,mas antes ao esposo o Muiraquitã - um talismã que lhe garantia a felicidade.
 Eles seguem uma vida no mato ate que o "herói sem caráter" vai embora para São Paulo porque, descobriu que o Muiraquitã que ganhará e tinha perdido estava com o comerciante Venceslau Pietro, um colecionador de pedras. Macunaíma vai atrás do Talismã e em São Paulo conhece as chamadas máquinas. Buscava por ainda mais dinheiro e se diverte enganando os irmãos e dormindo com as mulheres da cidade. Porém as coisas com Venceslau Pietro não correram bem como ele esperava.O comerciante era na verdade o gigante Paimã, comedor de gente. O nosso anti-herói sofre muito na tentativa de reconquistar o presente de Ci, até que finalmente procura a Macumba e lá pediu a Exu que desse uma bela surra na alma do gigante, pois assim ele teria o Muiraquitã.
Tendo o talismã de volta, os três voltaram a Amazônia, mas lá os irmãos de Macunaíma morrem e ele acaba se encantando por Lara, perdendo assim a pedra que ganhou de Ci de uma vez por todas.
Assim como sua companheira mãe do mate cansado da vida e desiludido ele sobe ao céus,dando origem a constelação da Ursa Maior.

Gostei bastante desse livro apesar de ele ser um pouco confuso,gostei bastante porque mostra que pessoas prepotentes e gananciosas se dão mal na vida.

Brenda - 204        

Nenhum comentário:

Postar um comentário