terça-feira, 5 de maio de 2015

A luneta mágica

Livro - Clássicos Rideel - A Luneta Mágica - Joaquim Manoel de Macedo

Autor:Joaquim Manuel de Maledo

Gênero: ficção 

Editora:Rideel

Escolhi este livro porque me chamou atenção o título.

Gostei muito de ler esse livro, conta a historia de um guri  chamado Simplício, que ficou órfão as 12 anos de idade, ele tinha miopia, uma doença que afetava sua visão, um amigo lhe indicou um gravador de vidros, que era a unica pessoa que poderia o ajudar, mas não conseguiu nem uma lente que poderia o ajudar a enxergar pois ele era quase cego e tinha o desejo de poder enxergar. O dono da loja o indica um amigo, que mexe com magia e tals, e Simplício com o desejo de enxergar segue seu conselho.

Chegando a loja do tal mágico, Simplício fala de sua miopia para ele e o mágico diz ter a solução. O sujeito faz uma lente mágica muito poderosa, mas o avisa: se olhar para qualquer pessoa ou objeto por mais de três minutos, verá a visão do mal. Simplício aceita a lente, mas não dá tanta atenção ao aviso do mágico. Vendo apenas o mal das pessoas, Simplício acaba ficando solitário no mundo, onde todos o acham louco. 
Depois que, aparentemente, se sente recuperado e de não ter mais em mãos a luneta mágica que foi destruída, Simplício volta a ser o míope de antes, até o momento em que é levado novamente até o armazém do Reis. Lá reencontra-se com o mágico, que após um segundo ritual, o entrega uma segunda luneta. 
Os mesmos conselhos são dados pelo mágico a Simplício, só que dessa vez, após os três minutos, a luneta o dará a visão do bem. Simplício, depois de desconhecer qualquer mal que a visão do bem poderá trazer, acaba desobedecendo mais uma vez o mágico. Ele vê de uma forma exagerada apenas a bondade que existe nas pessoas e em todo o resto a sua volta. Por causa disso, acaba sendo vítima de trapaceiros e aproveitadores, que se aproveitam da sua boa fé, alimentada pela visão do bem de sua luneta mágica. Em consequência destes fatos, Simplício fica novamente contra a sua família e fora de casa.
Estas descobertas deixam Simplício horrorizado e decepcionado. Passa-se um mês e ele só encontra decepções, ninguém em quem confiar, nada em que acreditar. Os amigos são todos interesseiros, exploradores, as moças são todas falsas e impuras.
De repente, a cidade inteira comenta sua loucura e ele passa a ser perseguido e execrado em todos os locais. A família decide que ele está doente, tranca-o em casa e quer destruir sua luneta. A visita de um médico, no entanto, impede que ele seja declarado louco. Todos concordam que ele foi iludido pela magia e que com amor e carinho da família ele conseguirá superar tudo.

Diogo Witt Guedes - 202


O que está em destaque encontra-se na internet. 
Profª Denise

Nenhum comentário:

Postar um comentário