sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Minha vida com Boris



Autor: Thays Martinez

Editora: Globo

Nº de pag.: 144

Pag. Lidas: 144

Thays aos 4 anos de idade virou deficiente visual, mas não viu impedimento nisso. Sempre gostava de ir comprar suas próprias roupas, se maquiar e desde cedo queria ser independente e conseguiu. Aos 24 anos se formou em Direito e foi conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social e membro da comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB. 
 Ela sempre quis ter um cão-guia , até que um dia foi atrás de seu sonho. Em 2000 foi até os Estados Unidos onde lá estaria seu futuro guia, onde passou por um treinamento para ter o cão. 

 Ocorreu tudo bem lá nos EUA e ela voltou para o Brasil já com seu cão -guia, o Boris. Resolveu ir morar sozinha e os dois se adaptaram muito bem no novo lar. Em um certo dia, Boris foi barrado numa estação de Metrô em São Paulo. Resultado disso Thays move uma ação judicial conta a companhia, pedindo que pudesse circular com seu cão-guia em lugares públicos. Seis anos depois, Thays saiu vitoriosa e a decisão permitiu o acesso de cães-guia em estações de Metrô e incentivou duas outras leis: uma estadual em 2001 e outra federal em 2005 - "que garantem o acesso de cães-guia a todo e qualquer local público e privado de uso coletivo".

Em 2009,  Boris com 11 anos adoece e morre. Junto a isso vem o sofrimento de Thays que teve que adotar outro cão e se adaptar; desta vez o Diesel.

Minha Opinião - Achei esse livro uma verdadeira fonte de exemplo e superação. Ver a força de vontade da Thays de adotar o Boris e toda o carinho e cumplicidade de um para o ouro é íncrível. Sem contar com todo o sofrimento que ela passou depois da perda do Boris e adaptação com o novo cão, o Diesel. Acho que todos deveriam ler o " Minha vida com Boris ", afinal ele foi o cão que mudou a vida de sua dona e do Brasil, e a enorme contribuição da Thays para todos os deficientes visuais.

Eduardo V. Schmitt- 203